O governo do Estado homologou, no Diário Oficial desta quarta-feira, os decretos de emergência solicitados por conta da estiagem em três municípios da Região. Santa Margarida do Sul, Restinga Sêca, São Pedro do Sul, Júlio de Castilhos e Toropi solicitaram o reconhecimento da situação de emergência após registrarem perdas na produção agrícola e dificuldades na manutenção do abastecimento de água potável, especialmente na área rural. No Estado, a Emater estima que a redução de produção de soja atinja os 16%, fazendo desta a menor safra de grãos do Rio Grande do Sul desde 2017.
Previsão indica pouca chuva na região nas próximas semanas
Na região, os cinco municípios se juntam a outras nove cidades que já tiveram a situação de emergência reconhecida pelo governo estadual (confira a lista abaixo). Pelo menos 22 municípios decretaram situação de emergência devido a estiagem na região, mas o processo de homologação pode demorar. Júlio de Castilhos e Toropi, por exemplo, assinaram os decretos municipais de situação de emergência em 10 de janeiro. Portanto, passou-se quase dois meses até o reconhecimento estadual.
Com a homologação desta quarta-feira, os cinco locais afetados pela falta de chuva podem agora pleitear recursos na esfera estadual, para investimentos nos municípios.
Além de Santa Margarida do Sul, Restinga Sêca, São Pedro do Sul, Júlio de Castilhos e Toropi o Estado reconheceu nesta quarta-feira a situação de emergência em outros seis municípios do RS: Sinimbu, Venâncio Aires, Doutor Ricardo, Camargo, Canguçu e Rio Pardo.
Municípios da Região com decreto reconhecido pelo Estado
- Agudo
- Faxinal do Soturno
- Jari
- Júlio de Castilhos
- Nova Palma
- Paraíso do Sul
- Pinhal Grande
- Restinga Sêca
- Santa Maria
- Santa Margarida do Sul
- São Gabriel
- São Martinho da Serra
- São Pedro do Sul
- Toropi